MINISTRAÇÕES

Ver Mais

OUTRAS MINISTRAÇÕES

Semana 48 - Curando através da enfermidAde
Semana 47 - Levando Deus a sério
Semana 46 - Vivendo acima dos problemas

PALAVRA PASTORAL

2020
Crescimento em Deus

Semana 49 - O propósito do milagre

Pr. Joel Stevanatto Pr. Joel Stevanatto 29 de novembro

O propósito do milagre
29 de Novembro de 2020
João 9.1-41

 

O capítulo 09 de João indica que o grande problema da humanidade é a cegueira espiritual, mas Jesus faz o milagre de curar esse tipo de cegueira. O cego de nascença é curado física e espiritualmente, sendo a cura espiritual o propósito de todos os milagres. Não é o deficiente que se interessa pela cura, mas sim o Senhor, pois o homem fica passivo e Jesus age. Assim se desenvolve a salvação daquele que crê, pois é pela graça que somos salvos. Jesus afirma aos discípulos que Ele é a luz do mundo, e depois cura o cego de nascença. Jesus não restaurou, mas gerou a visão naquele homem. Assim acontece com todos os que são curados da cegueira espiritual. O homem a quem Jesus deu visão veio perceber, gradativamente, quem era Jesus. Primeiro o aponta como “o homem chamado Jesus”, depois afirma que Ele é um profeta, que é de Deus e que é o Senhor. Essa é a maior evidência de que alguém foi curado da cegueira espiritual: entregar-se ao senhorio de Jesus.

Agenda Apascentai O Pequeno Rebanho 2020 Pr. Joel Stevanatto Amando Deus e pessoas.

Crescimento em Deus

Curando através da enfermidade

Pr. Joel Stevanatto Pr. Joel Stevanatto 22 de novembro

Curando através da enfermidade – 22 de Novembro de 2020
II Re 15.1-8 (II Cr 26.1-15) e II Co 12.7-10

 

A começar do título desta mensagem, é importante que entendamos que muitas vezes Deus usa de circunstâncias contrarias à nossa vontade, para nos corrigir sobre erros que estamos cometendo ou que venhamos a cometer. Rm 8.28 diz: “… que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Só Ele tem a forma certa de agir em nossa vida.

A título de exemplo, veja comigo a tratativa de Deus na vida de 3 homens, a fim de evitar um mal maior:

* Jacó tornou-se manco, para ser curado da sua “malandragem” – (Gn 27.36);                                                                     * José passou por todo um processo para ser curado da sua “imaturidade” – (Gn 37-50);                                                           * Balaão precisou ser humilhado por uma mula, para ser curado da sua “teimosia” – (Nm 22).

Mesmo que não entendamos, Deus sabe como tratar com cada um de nós, e faz isso de forma artesanal! Portanto, analisaremos agora a vida de 2 personagens bíblicos: Uzias, no Antigo Testamento; e Paulo, no Novo Testamento, e como ambos foram tratados, pelo Senhor, no seu orgulho.

  • Uzias tornou-se orgulhoso devido aos seus predicativos. II Cr 26.16: “Mas, depois que Uzias se tornou poderoso, o coração dele se exaltou para a sua própria ruína…” Vemos no texto sagrado que Uzias fez o que era reto aos olhos do Senhor (v.4) propondo-se a buscar a Deus; venceu batalhas, Deus o ajudou (v.7); construiu torres (v.9); teve muitos empregados (v.10); preparou um forte exército (v.11); enfim a sua fama se espalhou de tal forma, que ele se tornou orgulhoso e Deus precisou intervir… E como Deus interviu, trazendo-lhe a cura? Através da lepra (versos 19-21);
  • Paulo poderia tornar-se orgulhoso pela sua espiritualidade. II Co 12.7: “E, para que eu não ficasse orgulhoso com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne…”. Paulo teve visões e revelações maravilhosas do Senhor! Ele foi arrebatado até o 3º céu e viu coisas que ele mesmo denominou de “indizíveis” dada a sua grandeza! E como Deus, de forma “preventiva” trouxe-lhe a cura? Colocando um espinho em sua carne, a fim de não permitir que ele se exaltasse.

 

Com o “espinho” de Paulo aprendemos que:

  1. O propósito de Deus é irrevogável. II Co 12.8: Três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim”. Tem situações na minha e na sua vida em que não adianta orar; porque estamos num tratamento de Deus. E os “espinhos” terão que permanecer para que o propósito se efetive.
  2. A Graça de Deus é o suficiente. II Co 12.9: “Ele me disse: a minha Graça é o suficiente para você…”. Aleluia! Paulo aprende e nos ensina que a graça do Senhor é o que nos sustenta e abençoa!
  3. Precisamos da nossa fraqueza. II Co 12.9b: “…porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. ” É por meio da dificuldade que nos aproximamos mais de Deus, e o Seu poder se manifesta em nós.
  4. Devemos nos alegrar durante o processo. II Co 12.9-10b: De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas… Por isso sinto prazer nas fraquezas…”. Sabemos que não é fácil se gloriar nas fraquezas; mas o tratamento de Deus em nós é o que trará a cura. Passe por ele louvando ao Senhor!

 

Concluímos que tanto Paulo como Uzias estavam doentes e foram tratados pelos métodos de Deus, porém os efeitos foram distintos. O espinho na carne de Paulo fez dele um grande apóstolo, com diversas citações bíblicas, pois o tratamento de Deus teve efeito! Já na vida de Uzias, o resultado parece não ter sido tão eficaz: “… por ser leproso, morou numa casa separada, porque foi excluído da casa do Senhor…” II Cr 26.21.

Deus tem suas formas particulares de agir no físico, a fim de curar a enfermidade que pode matar a alma. E às vezes aquilo que parece ser tão dolorido, na verdade é apenas a “vacina” de Deus que te trará a cura! A questão é: Como você reage ao tratamento de Deus? Limitado e amargurado como Uzias? Ou aprende, como Paulo, que através da graça de Deus você pode todas as coisas porque sabe que o Poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza? Note que Deus usa o espinho na carne como um “revelador” de Seus propósitos! Por isso se alegre na sua fraqueza! Para que o poder de Deus se manifeste na sua vida e você possa como Paulo declarar: “… quando sou fraco, então é que sou forte” II Co 12.10. Permita-se ser tratado por Deus!!!

Texto: Kátia Victoriano.
Compilado da ministração do Pr. Joel Stevanatto em 22.11.2020 na Casa de Oração para todos os Povos – Igreja OBPC Mandaqui – “Amando Deus e Pessoas”.

Crescimento em Deus

Semana 48 - Curando através da enfermidade

Pr. Joel Stevanatto Pr. Joel Stevanatto 29 de novembro

Semana 48
Curando através da enfermidade
22 de Novembro de 2020
II Re 15.1-8 (II Cr 26.1-15) e II Co 12.7-10

 

O capítulo 09 de João indica que o grande problema da humanidade é a cegueira espiritual, mas Jesus faz o milagre de curar esse tipo de cegueira. O cego de nascença é curado física e espiritualmente, sendo a cura espiritual o propósito de todos os milagres. Não é o deficiente que se interessa pela cura, mas sim o Senhor, pois o homem fica passivo e Jesus age. Assim se desenvolve a salvação daquele que crê, pois é pela graça que somos salvos. Jesus afirma aos discípulos que Ele é a luz do mundo, e depois cura o cego de nascença. Jesus não restaurou, mas gerou a visão naquele homem. Assim acontece com todos os que são curados da cegueira espiritual. O homem a quem Jesus deu visão veio perceber, gradativamente, quem era Jesus. Primeiro o aponta como “o homem chamado Jesus”, depois afirma que Ele é um profeta, que é de Deus e que é o Senhor. Essa é a maior evidência de que alguém foi curado da cegueira espiritual: entregar-se ao senhorio de Jesus.

Agenda Apascentai O Pequeno Rebanho 2020 Pr. Joel Stevanatto Amando Deus e pessoas.

Crescimento em Deus

Levando Deus a sério

Pr. Joel Stevanatto Pr. Joel Stevanatto 15 de novembro

Levando Deus a sério – 15 de Novembro de 2020
Josué 10.12-14

 

Através desta mensagem, aprenderemos que quando levamos a sério o que o Senhor fala conosco, Ele também leva a sério o que nós falamos com Ele, por meio da oração. Infelizmente hoje o mundo tem “brincado” com Deus, e por isso não compreendem a importância da oração que realmente funciona.
Quando em meio à batalha, Josué ora a Deus no texto citado, de forma que o sol se detém e a lua para, isso não é fruto de uma oração qualquer. Na verdade, é o resultado de um relacionamento com Deus construído durante 40 anos de aliança! Josué impressionava a Deus por sua obediência, e tinha certeza de suas orações. Por isso Deus pelejava por ele, nas suas batalhas! Observe: Deus não luta pela causa, mas sim pela “pessoa” que tem a causa. A pessoa que através da sua obediência incondicional a Deus, recebe o milagre da intervenção divina em meio aos problemas da vida. Deus chegou a mudar a rotação da Terra, para atender ao pedido “absurdo” de um servo Seu que O impressionara!
Agora por que será que existem pessoas que oram, mas não são atendidos? A bíblia nos responde que alguns “… pedem e não pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres”. Tg 4.1-3. Não buscam a orientação e sabedoria de Deus, e por isso acabam por se frustrar.
O verso 14 do texto de Josué 10 nos diz que: “Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o Senhor, assim, atendido à voz de um homem…” Aleluia! Josué construiu um relacionamento em que Deus confiava nele! Certamente se eu perguntar se você confia no Senhor, você responderá que sim. Mas, e se eu perguntar se Deus confia em você, qual seria a sua resposta?
Para se construir uma relação de confiança com Deus, além de tempo, quero destacar aqui 2 aspectos de suma importância:

1º – Josué levava a sério a sua própria palavra – Vemos nas histórias de suas guerras descritas na bíblia sagrada, que ele honrava o que dizia, e o povo sabia disso. (Js 9.3 e 14 / Sl 15.2);

2º – Josué levava a sério a Palavra de Deus – Nos 40 anos em que Josué constrói uma relação genuína de confiança com Deus, ele O obedece em todas as Suas determinações. Deus ordena:

  1. Lidere esse povo – Deus o avisa que ele sucederia a Moisés, e ele não foge da ordem: Js 1.1-2;
  2. Circunde esse povo – Deus ordena a circuncisão de todos os meninos no 8º dia de vida, inclusive dos adultos que não haviam sido circuncidados, e Josué obedece: Js 5.2;
  3. Celebre a Páscoa – Mesmo em tempo de guerra, se Deus mandara celebrar a Páscoa, Josué obedece e celebra a Páscoa: Js 5.2,10;
  4. Cerque Jericó e a derrube – Por mais “estranha” que pareça a estratégia dada por Deus para a vitória, Josué obedece sem questionar, e saí vitorioso: Js 6.3-5.

Diante disso, o nosso pr. Joel redige a seguinte conclusão:
“Somente a obediência incondicional aos ‘absurdos’ que Deus nos ordena ou pede, pode gerar uma condição onde os ‘absurdos’ que nós pedimos a Deus sejam atendidos”.

Pense nisso. Leve Deus a sério, e construa uma relação sólida de confiança com Ele!

Texto: Kátia Victoriano.
Compilado da ministração do Pr. Joel Stevanatto em 15.11.2020 na Casa de Oração para todos os Povos – Igreja OBPC Mandaqui – “Amando Deus e Pessoas”.

Crescimento em Deus

Semana 47 - Levando Deus a sério

Pr. Joel Stevanatto Pr. Joel Stevanatto 15 de novembro

Levando Deus a sério – 15 de Novembro de 2020
Josué 10.1-14

Durante a batalha de Jericó Josué precisava consolidar a vitória que se apresentava. O dia estava acabando e com a noite, as tropas se recolheriam em seus acampamentos, e com isso, Jericó poderia montar novas estratégias e se refazer da surra que estava tomando. Josué precisava de um dia maior e foi isso que pediu ao Senhor. Contrariando as leis da natureza firmadas por Ele mesmo, Deus atendeu ao pedido do seu servo e gerou um milagre. O relato culmina informando que: “nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem” (vs. 14). Josué, desde sua mocidade, foi um homem que levou a sério as ordens que Deus dava; e, com uma visão otimista, atendia e cria no que Deus mandava como sendo o melhor. Você tem se credenciado em ser ouvido e atendido por Deus quando precisa de um milagre? O credenciamento vem pela construção de uma vida marcada por atos de obediência às ordens divinas devido a uma confiança inabalável no amor de Deus por sua vida.

Agenda Apascentai O Pequeno Rebanho 2020
Pr. Joel Stevanatto
Amando Deus e pessoas.

Crescimento em Deus

Vivendo acima dos problemas!

Pr. Joel Stevanatto Pr. Joel Stevanatto 8 de novembro

Vivendo acima dos problemas! – 08 de Novembro de 2020
Mateus 14.22-36

Esta passagem tão conhecida, em que Jesus anda sobre as águas, remete aos nossos problemas do dia a dia em pleno século XXI. Vemos ali o apóstolo Pedro, que apesar de ser perito pescador, em meio ao grande perigo do mar, ele clama a ajuda do Senhor. Pedro não estava apenas envolvido pelo problema; na verdade o problema já tomara conta dele, e o fazia submergir em desespero. Mas a boa notícia é que Jesus estava lá e o problema não O envolvia! Por isso não focaremos aqui na vida de Pedro; mas em Jesus, pois Ele é o nosso modelo e devemos aprender Dele – “Aprendam de mim” como Ele nos ensinou: Mt 11.29.
Todos nós passamos pelas “ondas” desta vida, e não podemos submergir em meio às dificuldades, pois o nosso Modelo nos ensina a “caminhar sobre as águas”! Que o Espírito Santo te lembre disso: Você foi chamado para ser igual a Jesus! E mesmo quando o vento soprar forte, o Senhor te socorrerá!
Aprendemos com Jesus, as 3 posturas que compõem uma receita completa para andarmos sobre as águas, e não sermos envolvidos pelos problemas. Detalhe importante: eram comportamentos habituais de Jesus.
1 – Importar-se com pessoas. Mt 14.22: “Ele despedia as multidões”. Jesus não buscava os seus interesses, mas cuidava das pessoas que estavam perto. I Co 13.5 diz “… o amor não busca os seus interesses…” Jesus anda sobre as águas porque não se preocupava consigo, mas com o bem-estar dos outros. Deus cuida de você, quando você cuida de outros. Deus cuida daquele que está despreocupado consigo mesmo!

2 – O valor da solidão. Mt 14.23: “A fim de orar sozinho…lá estava ele, só”. Quando Jesus reserva um tempo para ficar só, Ele busca conectar-se com Deus sem distrações. Jesus fez isso para buscar equilíbrio e lembrar quem Ele era. Nos ensinando que além de orar, precisamos estar sozinhos para OUVIR e SENTIR DEUS em nós… É na solidão que vemos quem nós somos, e quem é Deus na nossa vida!

3 – Cuidar dos seus. Mt 14.25: “Jesus foi até onde eles estavam”. Ele cuidava da necessidade dos seus, em todos os sentidos. Ele sabia o que os discípulos estavam enfrentando. Ele sabe a intensidade do vento na sua vida, e assim como Ele fez com os discípulos, hoje Jesus também vai até você! E para cuidarmos dos nossos, precisamos identificar quem são eles. Os que cuidam dos seus, não os deixam passar necessidades físicas ou emocionais. Jesus chega justamente na hora em que seus discípulos estavam mais necessitados!

Cuide dos seus para que não haja carências físicas ou emocionais. I Tm 5.8: “Se alguém não tem cuidados dos seus, e especialmente dos da sua própria casa, esse negou a fé e é pior que o descrente”.
Vemos no contexto dessa mensagem, Jesus apresentando 3 atitudes para cuidar dos seus:
1 – Jesus os encoraja – v. 27: “Mas Jesus imediatamente lhes disse: Coragem! Sou eu. Não tenham medo”!
2 – Jesus os auxilia – v. 31a: “E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, o segurou…”
3 – Jesus os corrige – v. 31b: “Homem de pequena fé, por que você duvidou”?

Encontramos nos três evangelhos onde este maravilhoso episódio está escrito, 3 narrativas distintas dos discípulos de Jesus, que nos trazem grande ensinamento:
Mt 14.33 – “Os que estavam no barco O adoravam…”
Jo 6.21 – “Então eles o receberam com alegria, e logo o barco chegou ao seu destino”.
Mc 6.51,52 – “… Ficaram totalmente perplexos, porque não haviam compreendido o milagre dos pães, pois o coração deles estava endurecido”.
Logo, mesmo que você não entenda o que está passando, adore e receba Jesus com alegria! Não endureça o seu coração, pois só então, você poderá andar sobre as águas! Deus seja louvado!

Texto: Kátia Victoriano.
Compilado da ministração do pr. Joel Stevanatto em 08.11.2020 na Casa de Oração para todos os Povos – Igreja OBPC Mandaqui – “Amando Deus e Pessoas”.

Crescimento em Deus

Semana 46 - Vivendo acima dos problemas

Pr. Joel Stevanatto Pr. Joel Stevanatto 8 de novembro

Vivendo acima dos problemas – 08 de Novembro de 2020
Mateus 14.22

Aqui aprendemos que na obediência teremos problemas, mas o milagre sempre se fará presente quando buscarmos uma solução em Deus! Os discípulos passam por perigo quando, em alto mar durante a noite, tem a embarcação assolada por uma tempestade. Eles estavam ali para atender uma ordem de Jesus e, por isso, Jesus anda sobre as águas e vem ajudá-los. Pedro pede ao Senhor para ir ao seu encontro também andando sobre as águas ao que Jesus ordena: “Venha”! Pedro andou um pouco e depois começou a afundar. Jesus estende a mão e o socorre. Ambas as situações de perigo nascem depois da obediência prestada ao Senhor, mas o milagre do socorro e livramento acontecem. No mundo natural onde os milagres não acontecem, as pessoas andam no terreno sólido dos seus raciocínios lógicos, todavia nas dificuldades precisam usar da mesma lógica que os dirigiu para aquele caminho no qual não foram bem-sucedidos, para encontrar soluções. No entanto, na vida do sobrenatural, os pés se apoiam na fé; e, quando surgem problemas, o Senhor Jesus sempre tem pés para caminhar e mãos para socorrer àqueles que são obedientes aos Seus mandamentos.

Agenda Apascentai O Pequeno Rebanho 2020
Pr. Joel Stevanatto
Amando Deus e pessoas.

CLICK ABAIXO:

Saiba Mais

E-BOOKS

Qual a sua contribuição?

  • Oferta
  • Dízimo
"Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa..."

- Malaquias 3.10

Segure e arraste para trocar o cartaz.